sábado, setembro 29, 2007

Comunidade da Boa Vista recebe Gabinete Itinerante


Na quarta-feira, dia 26, o Salão Paroquial da Boa Vista sofreu uma verdadeira transformação: recebeu as instalações do Gabinete Itinerante daquela localidade. Em um espaço bem menor que os Ginásios Municipais, (onde funcionaram os Gabinetes Itinerantes da Coxilha Velha e da Vendinha), foram acomodadas as instalações para um dia de trabalho da Prefeitura Municipal de Triunfo, com atendimento dos Secretários Municipais, da Primeira-Dama e do Prefeito Municipal.
Exatamente às 8h30min, com a execução do Hino Nacional, prestigiado pelos alunos e equipe diretiva da Escola Municipal Liberato Salzano Vieira da Cunha, pela equipe diretiva da Escola Municipal Osvaldo Aranha, pelos funcionários e Secretários Municipais, pelo vereador Álvaro Tomaz Castro de Souza – que representou o Poder Legislativo na abertura e por um grande número de pessoas da Boa Vista e arredores, o Prefeito Municipal Pedro Francisco Tavares e a Primeira-Dama Marines Tavares declararam oficialmente aberto o dia de trabalho do Gabinete Itinerante da Boa Vista.
Foram contabilizados 232 atendimentos durante o dia, destacando mais de 70 somente para o Prefeito Chico. Devidamente cadastrados e encaminhados para as Secretarias competentes, os munícipes que procuraram o Gabinete Itinerante puderam fazer protocolos, atualizar seus cadastros nos programas sociais, conversar sobre a escola de seus filhos, agendar trabalhos com a patrulha agrícola, fazer cadastro para empregos, entre vários outros serviços, sem esquecer da importante participação da Unidade Móvel da Saúde que disponibilizou uma equipe completa com médico, enfermeiros e técnicos em enfermagem.
O almoço, que contou com 130 pessoas, foi organizado e vendido pela Associação Comunitária e Festeiros da Paróquia da Boa Vista e a sobremesa ficou por conta do Clube de Mães da localidade.
Prestigiaram esta edição do Gabinete Itinerante diversas autoridades municipais, tendo destaque a presença dos vereadores Luiz Henrique da Silva, Marcelo Essvein, Álvaro Tomaz, Renato Freitas e o Presidente da Câmara, vereador Ubirajara Leotte, além da ex-viceprefeita de Triunfo Tânia Maria Gonçalves.
O encerramento contou com a apresentação do grupo da 3ª Idade, de uma dupla de hip hop da Escola Osvaldo Aranha e do poeta Teodolino Sá da Escola Liberato Salzano Vieira da Cunha.
No próximo dia 10 de outubro, será a vez do Porto Batista, quando a comunidade será recebida pela equipe da Prefeitura Municipal nas dependências do Salão Paroquial do Porto Batista, com o almoço programado para a Sede do Águia Azul.

PALESTRA SOBRE HIGIENE BUCAL

Aconteceu no dia 27.09 no Pólo Petroquímico, na Petroquímica Triunfo, uma palestra sobre higiene bucal direcionada para alguns colaboradores do Grupo Predial. A Odontoempresa , administradora dos planos odontológicos, oportunizou à Dra. Mara Ely orientar os colaboradores dentro do seu ambiente de trabalho. Foi realizada uma explanação sobre a higiene bucal, necessidade dos cuidados bucais, prevenção. Eles ganharam pequenos kits de higiene bucal, também folhetos explicativos sobre o mesmo assunto.

SECRETARIA DE SAÚDE ENTREGA MAIS UMA CADEIRA DE RODAS

A Administração Solidária e Popular, através da Secretaria de Saúde, fez a entrega de um cadeira de rodas motorizada, ao jovem morador da localidade de Passo Fundo, Rodrigo Rambor Pinheiro, filho de Vera Maria da Silva Rambor Pinheiro e Mariano da Silva Pinheiro, no dia 26 de setembro, quando da realização do Gabinete Itinerante, na localidade de Boa Vista. Rodrigo é portador de paraplegia, causada por acidente automobilístico há mais de dois anos.

No auge de sua juventude, e impossibilitado de deslocar-se, o problema de Rodrigo agora será amenizado com o recebimento, desta cadeira de rodas doada pela Prefeitura Municipal de Triunfo, entregue pelo senhor Prefeito Municipal, o que dará ao jovem mais possibilidades.

Esta é a Administração Solidária e Popular, trabalhando pela política de inclusão e acessibilidade, atendendo aos anseios da comunidade e garantindo amparo, conforto e acesso aos munícipes.

Legislativo ativo no Gabinete Itinerante


Mais uma vez o Legislativo Municipal se fez presente no Gabinete Itinerante, que aconteceu na última quarta-feira, na localidade de Boa Vista, através dos vereadores, Presidente Ubirajara Leote, Tomáz Castro, Marcelo Essvein e Luiz Henrique da Silva. Os edis estiveram durante todo o dia à disposição da comunidade que aproveitou a ocasião para ter um contato mais direto, não somente com o Executivo e Secretarias Municipais, mas também com seus representantes no parlamento.
Assim como o prefeito Francisco Tavares e Secretários, os vereadores receberam a comunidade local, ouvindo sugestões, reclamações, reivindicações e avaliando a necessidade da localidade, para futuras proposições e projetos. A partir do próximo Gabinete Itinerante, que ocorrerá dia 10 de outubro no Porto Batista, o Legislativo Triunfense levará às localidades o serviço de Ouvidoria da Câmara, que passará o dia nos eventos atendendo às mais diversas solicitações das comunidades, que poderão registrar dúvidas, sugestões, críticas e reivindicações para o Legislativo como um todo ou especificamente para um determinado vereador.

Notas da comunidade:
A senhora Nelci Freitas, moradora da comunidade, parabenizou a Administração Solidária e Popular, através da Coligação PDT/PP, pelo Projeto Gabinete Itinerante, por oportunizar esse contato direto, fácil e rápido com o Executivo, Secretários e Legislativo. “Isso é muito bom. Tem que ser sempre assim, o povo participando da Administração. Tive rápido e fácil acesso ao prefeito, fui muito bem atendida. Não fizeram restrições quanto aos assuntos que tinha para tratar com o prefeito, falei tudo que tinha para falar e fui ouvida com muita atenção”, salientou. Outra cidadã que se disse muito satisfeita foi a senhora Regina Borba. “Cheguei à porta, fui prontamente recepcionada, preenchi uma ficha e me encaminharam para falar com o prefeito Chico da Farmácia. Ninguém me disse que eu não poderia falar sobre determinados assuntos. Vim falar com ele sobre empregos e vou falar”, complementou.

PCdoB é fundado em Triunfo, com a presença de Manuela D’avila, e já manifesta apoio ao PDT




Na chuvosa noite de sábado, dia 22, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, foi fundado o PCdoB de Triunfo.



Estiveram presentes ao evento o Presidente do Legislativo, vereador Ubirajara Leote (PDT), o vereador Renato Freitas (PP), o Presidente do PDT de Triunfo, João Luiz Meireles de Souza, o Secretário Municipal da Fazenda, Celso Romeira representando o Prefeito Municipal Pedro Francisco Tavares, o Presidente Estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, o Presidente da Comissão Provisória do PCdoB de Triunfo, Tiago da Silva Machado e o Presidente do PCdoB de Montenegro, Joelmir Oliveira, além, é claro, da jovem Deputada Federal Manuela D’ávila, que foi recebida na Vendinha e conduzida até a Câmara de Vereadores por uma comitiva de militantes do PDT.

Na ocasião, a Deputada discursou sobre sua satisfação de estar fortalecendo o PCdoB no Rio Grande do Sul e também da importância de montar o partido aqui em Triunfo:“Quando vemos um partido, com uma história de 85 anos em defesa dos direitos do povo, sendo fundado em uma cidade tão importante para o Rio Grande do Sul, que contribui decisivamente na economia do Estado e, ainda por cima, sendo presidido por um jovem, é motivo de orgulho para todos os brasileiros que lutaram pela liberdade deste país”, comentou Manuela que salientou também, seu profundo respeito pelas decisões da Comissão Provisória do Município: “Os dirigentes do partido de cada município é que sabem qual a realidade que vivem. Estou dando o pontapé inicial para a fundação do PCdoB em Triunfo e estarei aqui para apoiar as decisões que o partido entender que sejam melhor para o futuro dessa cidade”, finalizou.

Após o evento, a Comissão Provisória do PCdoB reuniu-se com dirigentes do PDT quando foi selado o compromisso de aliança para as eleições de 2008.

FORMATURA DEBOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

A Associação Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Triunfo, através de seu Presidente o Sr. Josimar da Silva Lopes, vem a publico informar que no dia 20 de Setembro de 2007, 14 (Quatorze) Bombeiros Voluntários foram DIPLOMADOS em 04 (Quatro) tipos de Cursos: Operador de Motoserra (OM), Técnica e Tática de Combate a Incêndios (TTCI), Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e Atendimento em Acidentes com Produtos Perigosos (AAPP).
A Associação Civil Corpo de Bombeiros Voluntários de Triunfo, agradece a presença dos convidados Padrinhos, Madrinhas a Imprensa Local os Jornais FARRAPO e SENTINELA DO JACUÍ ao Fotografo BIAL que cobriram nossa formatura, quero estender um agradecimento muito especial ao 1º Sargento CONTREIRA coordenador dos cursos na ESBO (Escola de Bombeiros) de Porto Alegre, que se fez presente em nossa Formatura, ao nosso Mestre de Cerimônias (Comandante de Honra) PAULO AVALONI, que com o seu Gesto Nobre tornou nosso SONHO UMA REALIDADE.

FORMANDOS


Adroaldo dos Santos Conceição.............................................Cursos (OM, TTCI e APH);
Alberto Givanildo Saraiva Trindade......................................Cursos (OM e TTCI);
Ana Conceição da Costa.........................................................Curso (TTCI);
Daniel Felipe Terra Sandri......................................................Curso (TTCI);
Darina Schuster Lopes............................................................Curso (APH);
Jair Medeiros Gonçalves.........................................................Curso (TTCI);
Josimar da Silva Lopes............................................................Curso (APH);
Ledamaris da Silva..................................................................Cursos (TTCI e APH);
Luis Rodrigo de Araújo Cunha...............................................Cursos (OM, TTCI e APH);
Sergio Luis dos Santos Oliveira..............................................Curso (AAPP);
Tiago Rodrigues Marques.......................................................Curso (TTCI);
Valdeci Alff de Barcelos........................................................ Curso (OM e APH);
Wagner Rodrigues Cosme..................................................Curso (APH);

Convidado: Bombeiro Voluntário de Charqueadas

André Cristiano Goulart da Silva............................................Curso (TTCI e APH).

quarta-feira, setembro 19, 2007

NOTÍCIAS DE 19/09 quarta-feira

RS: Ruralistas provocam tensão em Bagé
O Movimento Sem Terra denunciou ONTEM que ruralistas acampados ao lado das famílias em Bagé, na região Sul, estão criando um clima de tensão na cidade./ Os sem terra afirmam que na madrugada de quarta, um grupo de fazendeiros utilizou fogos de artifícios para provocar os agricultores durante a noite./ Os ruralistas também teriam depredado a caixa de luz do ginásio onde as famílias estão dormindo e ameaçado de morte DOIS funcionários que tentaram consertar./ Um Frei capuchinho também foi ameaçado de morte e teve o carro depredado./ Os sem terra afirmam, ainda, que a Brigada Militar revistou a comida das famílias sem mandado judicial./ O Ouvidor da Secretaria Estadual de Segurança, ADÃO PAIANI, irá investigar as denúncias./ QUINHENTOS sem terra estão em Bagé participando da marcha pela desapropriação da Fazenda Coqueiros.///


RS: Apoiadores fazem ato pela reforma agrária nas Missões
Sindicalistas, sem terra e parlamentares participam HOJE de um ato público em apoio à reforma agrária em Santo Ângelo, nas Missões./ O ato será a QUATRO horas da tarde, na praça central do município./ Cerca de SEISCENTOS sem terra estão acampados no Parque da Fenamilho desde a segunda-feira./ As famílias estão marchando a UMA semana na região em direção à fazenda Coqueiros, no Norte do Estado./ O Movimento Sem Terra reivindica a desapropriação da área de mais de NOVE MIL hectares, onde podem ser assentadas cerca de QUATROCENTAS famílias.///


RS: Bancários realizam caminhada na Capital
Bancários realizam, na tarde de HOJE, uma passeata pelas ruas do centro de Porto Alegre./ Os trabalhadores querem pressionar os bancos para negociarem o reajuste salarial da categoria./ Eles também reivindicam mais segurança nas agências, fim das terceirizações e melhorias nas condições de trabalho./ Atualmente, a categoria está em negociação com a Federação Nacional dos Bancos, a Fenaban, mas pouco foi avançado nas reivindicações.///


RS: Metalúrgicos paralisam quatro fábricas
Metalúrgicos paralisaram parcialmente ONTEM as atividades em QUATRO fábricas gaúchas e fizeram panfletagens em outras CINCO para protestar por direitos trabalhistas e reajuste salarial./ No Estado, pararam as fábricas AGCO, em Santa Rosa, MWM e Massey Fergusson, em Canoas, e a Gerdau, em Sapucaia do Sul./ Nas cidades de Horizontina e Charqueadas foram realizadas as panfletagens./ Já as atividades de Porto Alegre e Caxias do Sul foram suspensas devido ao mau tempo./ Em todo o país, as mobilizações chegaram a quase CEM fábricas./ Os trabalhadores querem que o governo federal assine a convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho, que inibe a rotatividade da mão-de-obra, e exigem o retorno da aposentadoria e a redução da jornada de trabalho sem diminuição salarial.///


RS: Sindicatos realizam Seminário em Defesa do Serviço Público
No dia 25 de Setembro ocorre na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, o PRIMEIRO Seminário em Defesa do Serviço Público./ O evento é organizado por VINTE E QUATRO sindicatos gaúchos./ O Seminário pretende discutir a venda de ações do Banrisul, o desmonte da Emater, o corte de TRINTA por cento nas verbas da saúde, educação e segurança e a venda da TVE, do Theatro São Pedro e da Ospa./ De acordo com os organizadores, o evento quer chamar a atenção para a diferença entre o discurso do governo e as práticas que ele está adotando, como o desmonte de estruturas importantes do Estado e a redução de verbas./ A entrada é gratuita.///


SC: MST ocupa fazenda da Embrapa
Cerca de DUZENTAS famílias ligadas ao Movimento Sem Terra ocuparam, na madrugada de ONTEM, a fazenda da Embrapa em Caçador, no planalto catarinense./ A área tem MIL E QUINHENTOS hectares e parte dela foi emprestada à Epagri, quem tem hoje no local um centro de pesquisa de culturas frutíferas./ No entanto, lideranças do MST denunciam que o restante da área está arrendada para granjeiros da região, que estariam envolvidos em crimes ambientais./ As famílias reivindicam a área que não está sendo utilizada para o assentamento de sem terras.///


PR: Correios recorre à Justiça para abrir agências
A direção dos Correios no Paraná obteve decisão favorável na Justiça para que sejam liberados os acessos ao edifício-sede e demais unidades administrativas, operacionais e agências na Capital, Curitiba./ O descumprimento da decisão pode resultar em multa de CINQÜENTA MIL reais por dia aos trabalhadores./ Há SEIS dias os funcionários em greve estão acampados em frente à sede da empresa./ Os Correios recorreram na Justiça para que os trabalhadores terceirizados contratados pela empresa possam trabalhar nas agências./ Para o sindicato dos trabalhadores no Paraná, a medida tomada pela empresa é uma falta de respeito e ignora o direito dos funcionários reivindicarem melhorias.///


PR: Inscrições abertas para concurso no TRT
Estão abertas as inscrições do concurso público para o Tribunal Regional do Trabalho da NONA região, que abrange o estado do Paraná./ Serão oferecidas TRINTA vagas, além de formação de cadastro de reserva, nos cargos de Analista Judiciário e de Técnico Judiciário./ Há vagas nas áreas Administrativa, Apoio Especializado, Judiciária e Serviços Gerais./ As inscrições podem ser efetuadas na página de internet www.cespe.unb.br/concursos até o dia 9 de Outubro./ As taxas de inscrição variam entre SESSENTA E SETE e NOVENTA E TRÊS reais.///


Greve dos Correios é levada à Justiça
A direção dos Correios irá ingressar HOJE com uma ação de dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho./ Os funcionários dos Correios não aceitaram ONTEM a nova proposta de mais DEZ reais no aumento linear ofertado pela direção da empresa./ Com a nova proposta, o aumento real ficaria em SESSENTA reais, além do índice de reajuste de TRÊS vírgula QUATRO por cento e de um abono de QUATROCENTOS reais pago em DUAS parcelas./ Os trabalhadores reivindicam um aumento real de DUZENTOS reais e índice de QUARENTA E SETE por cento./ Os servidores estão em greve há SEIS dias em todo o país.///


Fusão de bancos pode causar 54 mil demissões
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro denuncia que se houver a fusão entre os bancos Santander e ABN Amro Real CINQÜENTA E QUATRO MIL funcionários das instituições podem perder seus empregos./ De acordo com o presidente da Contraf, VAGNER FREITAS, a fusão vai fazer com que os demais bancos tentem adquirir outras instituições, aumentando a concentração no setor./ Além disso, ele afirma que o consumidor será prejudicado se poucos bancos dominarem o setor, pois irão impor altos preços de tarifas e dificuldades de condições de crédito.///


Médicos formados em Cuba podem ter diploma validado
A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados decidiu considerar legítimo os diplomas de medicina obtidos por estudantes brasileiros em Cuba./ A aprovação terá de passar por mais DUAS comissões antes de ir à votação no plenário da Câmara./ Desde Setembro de 2006, os DOIS países firmaram um Acordo de Cooperação Cultural e Educacional./ No entanto, devido a trâmites legais os médicos não conseguiam validar seus diplomas no Brasil, o que os impede de exercer a profissão./ A única exigência feita para a validação do diploma é a apresentação do currículo com todas as disciplinas exigidas para a mesma formação no Brasil./ Atualmente existem mais de CENTO E CINQÜENTA médicos graduados em Cuba que não podem exercer sua profissão.///


Brasil segue violando direitos sindicais
Um relatório da Confederação Sindical Internacional aponta que o Brasil não apresentou melhora no quadro de violações de direitos sindicais durante o governo do presidente LULA./ Segundo o documento, divulgado ONTEM, a violência no campo continua, e os conflitos por terra já causaram a morte de DOIS dirigentes do Movimento Sem-Terra em Pernambuco./ No ano passado, a repressão à atividade sindical foi a responsável pela morte de CENTO E QUARENTA E QUATRO sindicalistas em todo o mundo./ O relatório revela que mais de OITOCENTOS sindicalistas foram submetidos à violência ou tortura, quase CINCO MIL foram presos e mais de OITO MIL demitidos de suas atividades./ A Colômbia foi considerado o país mais violento para a atividade sindical, com SETENTA E OITO das OITENTA mortes registradas em todo o continente americano.///


Bunge compra usina de açúcar e álcool
A multinacional de alimentos Bunge comprou a usina de açúcar e álcool Santa Juliana, do grupo Tenório./ A usina está instalada em Santa Juliana, no Triângulo Mineiro, e tem capacidade de processamento de UM MILHÃO E SEISCENTAS MIL toneladas de cana por ano./ O valor do negócio não foi revelado, mas o preço de mercado de uma usina desse porte é de cerca de DUZENTOS MILHÕES de reais./ Essa é a PRIMEIRA usina de álcool da Bunge, que entrou no setor em 2006 com a exportação de açúcar./ A empresa afirmou que irá expandir os investimentos na área de agrocombustíveis no Brasil.///


Economia brasileira deve crescer 4,5%
A economia brasileira deve crescer QUATRO vírgula CINCO por cento, DOIS DÉCIMOS a mais do que a porcentagem estimada anteriormente, de QUATRO vírgula TRÊS por cento./ A estimativa foi divulgada ONTEM pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea./ De acordo com os técnicos, a estimativa é conservadora e considera o impacto decepcionante da agropecuária no PIB do SEGUNDO trimestre./ De acordo com o IBGE, a agropecuária teve modesto crescimento de ZERO vírgula SEIS por cento.///
Governo de SP omite dados sobre crimes e prisõesEntidades de direitos humanos denunciam que o governo JOSÉ SERRA está omitindo os principais índices de criminalidade do Estado de São Paulo./ Desde o início de Agosto, a Secretaria da Segurança Pública deixou de divulgar dados sobre violência de SEISCENTOS E QUARENTA E CINCO municípios paulistas./ Já a Secretaria da Administração Penitenciária não informa, desde Maio, a situação dos CENTO E QUARENTA E QUATRO presídios do Estado./ O órgão responsável pelo sistema carcerário paulista também não disponibiliza mais dados sobre a superlotação dos presídios.///


Estudante de escola pública tem melhor nota no Enade
Estudantes de universidades federais que vieram de escolas públicas se saem melhor que os egressos do ensino particular na maioria das áreas avaliadas pelo Enade./ Esse resultado aparece em CINQÜENTA E TRÊS vírgula SETE por cento dos cursos avaliados pelo exame./ Entre eles, estão Jornalismo, Engenharia Civil, Química e Arquitetura./ Na maioria das áreas, a diferença entre a nota de estudantes de escolas públicas e particulares é de DOIS pontos./ No entanto, em alguns cursos a diferença aumenta, como em Engenharia de Produção Elétrica, em que o estudante de escola pública é melhor em DEZOITO pontos./ No entanto, em áreas mais tradicionais, como Medicina, Direito e Administração, os estudantes vindos de escola particular se saem melhor.///


Jobim anuncia novo diretor para Anac
O ministro da Defesa, NELSON JOBIM, anunciou na noite de ONTEM que a economista SOLANGE VIEIRA é a nova presidente da Agência Nacional da Aviação Civil./ SOLANGE é apoiadora de JOBIM desde a sua posse no ministério./ Ela é ainda funcionária de carreira do BNDES e comandou a Secretaria de Previdência Complementar no governo de FERNANDO HENRIQUE CARDOSO./ O atual presidente da Anac, MILTON ZUANAZZI, tem sido muito criticado desde a tragédia com o avião da TAM em Julho, em Congonhas, pela falta de uma posição mais dura nas atividades da Agência./ Ele deve entregar o cargo nos próximos dias.///

Opositores querem anular Constituição de Chávez
Opositores entraram ONTEM com recurso no Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela para anular a proposta de reforma constitucional defendida pelo presidente HUGO CHÁVEZ./ Eles afirmam que a reforma modifica os princípios e os valores da atual Constituição./ Para o advogado e dirigente do Comando Nacional da Resistência, HERMANN ESCARRA, a reforma de CHÁVEZ se trata de um golpe de estado contra a democracia e a Constituição./ A proposta da nova Constituição está sendo discutida no Congresso venezuelano e já recebeu DUAS das TRÊS aprovações necessárias antes de ser submetida à consulta popular./ A reforma traz mudanças na propriedade privada, criação de milícias populares, modificações político-territoriais e a criação do poder popular.///


Estadunidenses defendem maior retirada de tropas
Quase a METADE da população dos Estados Unidos quer que o presidente GEORGE BUSH retire mais tropas do Iraque do que o anunciado na semana passada./ De acordo com pesquisa divulgada nesta terça, QUARENTA E NOVE por cento dos entrevistados considerou que a remoção de TRINTA MIL soldados norte-americanos até Julho de 2008 é insuficiente./ A maioria da população também não acredita mais em resultados positivos dos Estados Unidos no Iraque./ QUARENTA E SETE por cento acha que o país não pode ter sucesso na sua missão, enquanto que QUARENTA E DOIS por cento considera que a vitória ainda é possível.///

Previsão do tempo para o Sul do Brasil
A previsão do tempo para esta quarta-feira varia de tempo nublado a pancadas de chuvas esparsas em toda a região Sul./ No Rio Grande do Sul o tempo estará nublado, podendo chover no Norte./ Na Capital, Porto Alegre, o dia será parcialmente nublado./ A temperatura mínima alcança DEZESSETE graus e, a máxima, VINTE E TRÊS graus./ Em Santa Catarina, o dia é de chuva em quase todas as regiões./ No Sul, deve chover na parte da manhã./ Em Florianópolis, o tempo é nublado com pancadas de chuva ocorrendo durante o dia./ As temperaturas variam entre os DEZOITO e os VINTE E SETE graus na Capital catarinense./ No Paraná, a quarta-feira é de chuva em quase todas as regiões./ Em Curitiba, o dia será parcialmente nublado com pancadas de chuva./ As temperaturas variam entre QUATORZE e VINTE E OITO graus./ A temperatura mais alta alcança os TRINTA E DOIS graus no Noroeste do Estado./ Para a quinta-feira, feriado no Rio Grande do Sul, a chuva ainda segue em alguns pontos na região./ As temperaturas estarão estáveis./ A previsão é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.///

quinta-feira, setembro 13, 2007

Gabinete Itinerante na Vendinha

GABINETE ITINERANTE NA VENDINHA

Nesta quarta-feira, 12 de setembro, aconteceu mais uma edição do Projeto Gabinete Itinerante, da Prefeitura Municipal de Triunfo.
Desta vez a localidade agraciada com a presença de todo o Executivo foi a Vendinha, bairro onde inclusive mora o senhor prefeito, Chico da Farmácia, como é popularmente conhecido por todos os cidadãos triunfenses.
A comunidade veio em massa ver de perto a ação das diversas secretarias e também trazer suas dúvidas e reivindicações. Mediante a distribuição de fichas os munícipes eram encaminhados para os diversos setores, ou mesmo para uma visita ao gabinete do prefeito, que não ficou vazio nunca, durante todo o dia. O almoço por adesão, por sinal bem prestigiado, foi servido no CTG Estância da Vendinha, pela própria patronagem da entidade.
Ao final dos trabalhos a equipe avaliou como muito positiva a atuação do gabinete na Vendinha. A cobertura do evento foi feita pelas rádios AM 1240 e América, além dos jornais O Farrapo e Sentinela do Jacuí.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Jornal Sentinela do jacuí: PTB de triunfo terá maior bancada na Câmara a partir de 07 de Setembro

Jornal Sentinela do jacuí: PTB de triunfo terá maior bancada na Câmara a partir de 07 de Setembro

PTB de triunfo terá maior bancada na Câmara a partir de 07 de Setembro



A julgar pelos discursos dos integrantes da executiva do partido bem como dos vereadores que estão aderindo à sigla, e ainda daqueles que prometem se filiar nesta sexta-feira, realmente a notícia tem total fundamento.
Nesta quarta-feira, 19 horas, no Salão do Ezequiel, aconteceu uma reunião preparatória para o ato de filiação partidária ao PTB de Triunfo, o qual deverá acontecer no dia 07 de setembro, sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Triunfo. Dr. Protásio Cantarelli Vaz, presidente do partido, presidiu a reunião que teve como objetivo apresentar as pessoas que estão chegando agora, como é o caso do ex-prefeito Ezequiel Meireles; ex-1ª Dama Kátia Meireles; ex-vereador Joel Meireles; vereadores: Valdomiro; Valtenir (ausente por compromissos anteriores); Marisa e Loreno, além de outros mais que estavam presentes ao ato.
Tanto os vereadores quanto o ex-prefeito Ezequiel foram unânimes em afirmar que esta união de forças tem por objetivo vencer o próximo pleito eleitoral em 2008. Segundo Protásio Cantarelli “a união de duas forças políticas como Ezequiel e Chicão, mais a adesão de quatro vereadores, fortalecem o partido e dão sustentação para uma caminhada que tem tudo para ser vitoriosa.”
Ezequiel Meireles, falando sobre sua entrada no PTB disse: “Não quero falar sobre a sigla da qual me retirei, quero arregaçar as mangas e trabalhar pelo PTB. Sexta-feira eu e minha família estaremos lá na câmara empunhando a bandeira do partido!”
Assim, após o término da reunião os comentários eram do seguinte teor: “... o PTB de Triunfo, que até pouco tempo tinha um vereador e o perdeu para outra sigla, pode, a partir do dia 07 de setembro, vir a se constituir na maior bancada do Legislativo triunfense. Isso pode redundar em desdobramentos bem mais próximos do que se imagina, pois em dezembro tem eleição para a presidência da casa...”

Jornal Sentinela do jacuí: Desfile de Sete de Setembro

Jornal Sentinela do jacuí: Desfile de Sete de Setembro

Jornal Sentinela do jacuí: NOTÍCIAS CURTAS

Jornal Sentinela do jacuí: NOTÍCIAS CURTAS

Jornal Sentinela do jacuí: Rio: preso um dos suspeitos de atentado a delegado

Jornal Sentinela do jacuí: Rio: preso um dos suspeitos de atentado a delegado

Jornal Sentinela do jacuí: Doenças mentais levam 650 mil ao suicídio por ano

Jornal Sentinela do jacuí: Doenças mentais levam 650 mil ao suicídio por ano

Jornal Sentinela do jacuí: A CAMISA DO DUNGA

Jornal Sentinela do jacuí: A CAMISA DO DUNGA

Desfile de Sete de Setembro



Triunfo teve mais uma vez, um de seus maiores desfiles cívicos. Desfilaram mais de 8 milaluno pela Av Luiz Barreto na manhã desta sesta-feira, dia da pátria! O prefeito Chico da Farmácia, junto com a 1ª Dama Marines, mais secretariado e autoridades, prestigiaram o evento que tirou os triunfenses de casa para ver o desfile. Calcula-se que mais de 7 mil pessoas sairam de suas casas para acompanhar o desfile de Sete de Setembro, num exemplo emocionante de civismo!

Como o tempo colaborou, com temperaturas acima de 25 graus, parecia um dia de verão, tudo enfeitado com o multicolorido da escolas municipais e estaduais, que pintaram de amor e alegria o centro de Triunfo e o coração dos espectadores. Viva Sete de Setembro! Viva Triunfo, terra de imortais!

terça-feira, setembro 04, 2007

Rio: preso um dos suspeitos de atentado a delegado


Um suspeito de participar do atentado contra o delegado adjunto da Divisão Anti-Seqüestro, Alexandre Neto, está preso desde o final da noite desta segunda-feira. Ele foi identificado como o sargento da PM, Márcio de Souza Barbosa. O policial teria sido investigado pelo delegado por envolvimento com a máfia dos caça-níqueis.
Neto teria sido preso no ano passado sob acusação de estacionar o carro em local proibido e não aceitar ser chamado a atenção por PMs. O delegado foi detido por desacato e depois fez um levantamento da vida dos policiais, descobrindo a ligação deles com o jogo.
Detetives da Delegacia de Homicídios podem prender mais suspeitos nos próximos dias. Ontem, policiais estiveram no Batalhão de Copacabana, na zona sul do Rio, para verificar se as câmeras de segurança do bairro registraram o carro dos suspeitos. Agentes da Divisão Anti-Sequestro e das duas delegacias de Copacabana apóiam as investigações.
A Polícia Federal também pode entrar no caso, porque o delegado era colaborador nas investigações da PF sobre agentes envolvidos com a máfia dos caça-niqueis. Neto prestou depoimento há 10 dias, quando acusou colegas da Polícia Civil. O delegado seria o responsável pela elaboração de um dossiê denunciando vários delegados e o ex-chefe da Polícia Civil, deputado estadual Álvaro Lins (PMDB).
Delegado pode perder mãoO delegado Alexandre Neto permanece no hospital Quinta D'or, em São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. Ele corre o risco de perder parte da mão direita que teve os dedos dilacerados por um dos tiros.
Segundo a assessoria do hospital, o delegado teria sido atingido por nove disparos, a maioria de raspão no tórax. Apenas o tiro na mão direita provocou a lesão mais grave.
Neto sofreu um atentado, no domingo, em frente ao prédio onde mora no bairro de Copacabana.
Neto foi citado em um telefonema da deputada federal e inspetora licenciada da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Marina Maggessi (PPS-RJ), em 31 de outubro de 2006, quando ela teria sugerido a morte do delegado.

Doenças mentais levam 650 mil ao suicídio por ano

Pelo menos 650 mil portadores de doenças mentais, mais de 80% deles nos países em desenvolvimento, cometem suicídio a cada ano, alerta nesta terça-feira um artigo publicado na revista científica The Lancet.
"Grande parte" desse contingente se deve à falta de tratamento adequado e à marginalização que ainda hoje afeta os que sofrem com esse tipo de transtorno, afirmou à BBC Brasil um dos autores do artigo.
Os números constam de uma série de artigos publicados pela Lancet em colaboração com o Instituto de Psiquiatria do King's College de Londres e a London School of Hygiene and Tropical Medicine.
Chamando atenção para a necessidade de se debater a saúde mental no mundo, um dos artigos destaca que os problemas mentais respondem por entre 80% e 90% de todos os 800 mil suicídios registrados anualmente no planeta.
"Mas é preciso dizer que esta estatística subestima o número de real de pessoas que cometem suicídio", explicou à BBC o professor Vikram Patel, professor da London School of Hygiene e um dos autores do estudo.
"Em muitos lugares, o suicídio é fortemente estigmatizado, até mesmo criminalizado. Na Índia, há evidências de que o número real de suicídios é quatro vezes maior que o reportado."
Um dos artigos afirma que o Brasil avançou no tratamento de doenças mentais. Ainda assim, os cientistas destacam que nas grandes cidades brasileiras muitos doentes são vistos mendigando em esquinas e dormindo sob pontes e viadutos.
Por falta de recursos ou por estigma social, nove entre dez pessoas que sofrem de problemas mentais deixam de receber tratamento adequado em alguns países emergentes, alerta a revista.