sexta-feira, março 07, 2008

Os ventos estão a soprar a favor da cultura triunfense


Depois do estrondoso sucesso do carnaval o Centro Cultural Qorpo santo está prestes a tornar-se uma Fundação Cultural

Gladis Maia

Há mais de duas décadas, em abril de 1985, liderados pelo escritor Fernando de Castro Freitas, escolhido por unanimidade como Presidente Honorário,alguns jovens e outros cidadãos triunfenses, não tão jovens, reuniram-se com o intuito de formar uma agremiação que reunisse no seu afazer todas as artes. O encontro foi no Teatro Municipal e dele saiu constituído os grupos de trabalho da associação e sua diretoria.
Foi seu primeiro Presidente Rodrigo Casagrande Pacheco; Vice, Vânius Olegário Machado; Secretária, Maria Cristina Schubert; Adjunta, Tânia Souza; Tesoureira, Ângela Fernandes; Adjunto, João Luiz Vieira Lopes.
Naquele primeiro encontro oficial, como registra a primeira ata da instituição, datada de 26 de abril, formaram-se as seguintes frentes de trabalho: TEATRO E LITERATURA (Adriana Esswein, Maria Camargo, Mariam Georges, João Maria Alencastro, Salete Brietzki, Rosana Tavares, Lauro Franco); MÚSICA E DANÇA (Volnei Teixeira, Vinícius Barreto, Luis Carlos Santos; CORAL (Presidente, Egidio Xavier Maia; Secretário, Airton Machado; Tesoureira, Laci Carvalho); TRADIÇÃO E FOLCLORE (Eliana Gonzatti, Cléris Borba, Ivo Rambor de Souza e Egidio Maia); HISTÓRIA E PESQUISA (Odila Casagrande Pacheco, Fernando Freitas, Martíria Souza, João Maria Alencastro); ARTES PLÁSTICAS (Margareth Volkweis, Vânius Machado, Giancarlo Tavares); CINEMA E FOTOGRAFIA (Manoel Soares da Silva, Miguel Ângelo Aires, Clóvis Ramos Viana, Leandro Flores); GRUPO DE APOIO EM PORTO ALEGRE (Selma Alencastro, Fidelis Valnei Merg, Gladis Xavier Maia, Gildo Campos, Rute Martins, Elma Santana, Eugênio Cleto Campani).
Num passar de olhos pela lista de nomes acima percebe-se que muitos cidadãos triunfenses - mesmo que alguns estejam longe daqui - continuam com seus projetos na área cultural e que outros, infelizmente, já partiram do nosso convívio. Aos primeiros convocamos para que retornem trazendo outras pessoas amigas ou conhecidas, ao seio do Centro Cultural Qorpo Santo, já quase-quase Fundação, novamente como colaboradores. E, aos últimos, rogamos que torçam por nós de onde estiverem, pela continuidade deste honroso trabalho em favor de Triunfo e de seu povo, pois só a cultura distingue uma cidade, um estado, um país, um continente de outros.
Com esta matéria, a primeira de muitas, queremos registrar todos os passos que estamos a dar para que a Fundação Qorpo Santo de fato e de direito assim denominada se constitua na reunião de tudo que se realiza em termos de cultura na nossa cidade tornando-se um legado cultural aos que nos sucederem.
Na manhã do sábado 1º de março, em assembléia geral, reunida na Câmara de Vereadores, os presentes, representantes de vários segmentos de nossa sociedade, aprovaram o estatuto da fundação, após a realização, em paralelo, da leitura do mesmo em data-show, quando foram feitas várias emendas, supressões e correções sugeridas ao texto original pelos componentes da plenária. Deste histórico encontro foi escolhido o Grupo Gestor, que faz parte das Comissões de Trabalho, denominadas coordenações. São elas:
COORDENADORA GERAL – Odila Lourdes Rubin de Vasconcelos
DE ADMINISTRAÇÃO – Maristane Teresinha Pasa Vieira Figueiró
DE FINANÇAS – João Ramos Matias
DE PATRIMÔNIO – Pedro Canízio dias de Carvalho
DE LEGISLAÇÃO – Adroaldo Renosto
DE COMUNICAÇÃO – Gladis Xavier Maia
DE CULTURA – Inalda de Siqueira Guedes
Na próxima matéria estaremos entrevistando a Coordenadora Geral da Fundação, Odila Vasconcelos, e nas subseqüentes cada um dos membros da diretoria. Até lá!

Um comentário:

Fernanda Marinha disse...

Que massa saber que o autor Qorpo-Santo possui um centro com seu nome, pois estudo sobre ele em minha dissertação monografia.

Qorpo-Santo merece...